terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comunidade SER no 3º Festival Cultivar


A Comunidade Ser esteve presente no 3º Festival Cultivar, festival cultural co-organizado pelo Instituto Árvores Vivas, criado por Juliana Gatti. Gustavo Prudente, membro da Comunidade, fez uma leitura coletiva da história Árvores Vivas, escrita por ele, com participação de Danielle Prudente, Vera de Paula e sua filha, Mariana, também membros da Comunidade Ser.

Esta foi uma leitura bem especial, já que a inspiração para criar Árvores Vivas veio da própria história de Juliana. O livro fala de uma garota que começa a conversar com uma árvore da calçada de sua casa, tornando-se sua amiga, e mostra todos os aprendizados trazidos por essa relação.

No dia 23 de setembro, início da Primavera, a equipe da Comunidade SER sentou-se embaixo de uma grande árvore no Parque da Luz, no centro de São Paulo, para ler o livro junto com diversas pessoas, que estavam participando do Festival. Esse momento de leitura foi entremeado por muitas reflexões e também por vivências. Em uma das vivências mais bonitas, inspirada em um personagem do livro que fica amigo de uma árvore chamada Fasimiro Folha-Seca, cada participante foi convidado a escolher uma das árvores do parque e a perguntar o seu nome, em silêncio, tornando-se amigo dela.

Essa vivência ajudou a criar uma outra relação com as árvores, que deixaram de ser vistas como "coisas" e passaram a ser percebidas como seres – e como sagradas. E, dificilmente, machucamos ou deixamos que façam mal àqueles que são queridos para nós. No final da atividade, todos os participantes foram convidados a abraçar sua árvore amiga!

Esta leitura coletiva é muito representativa do potencial da Comunidade SER: uma história, usada como ferramenta educativa (SERVIRASER), que é uma obra de arte que leva à transformação social (Akash) e que fala de sustentabilidade (Senhor Sustentável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário