sexta-feira, 6 de julho de 2012

Espaço Comunitário


A Comunidade SER pretende ser uma comunidade de sentidos, ou seja, que existe por uma convergência de valores e de visões de mundo, independente de onde cada membro mora, e também uma comunidade geográfica, ou seja, que está ancorada num espaço físico e que se relaciona com as pessoas e os seres vivos do seu entorno.

O espaço comunitário é, portanto, esse lugar físico que ancora os encontros, a convivência e a materialização dos valores e visões de mundo da Comunidade SER. São dois espaços: um em São Paulo, um pequeno e charmoso sobrado na rua Rua Miranda de Azevedo, 1427  no bairro da Pompeia, e uma ecovila, que ainda está sendo gestada, e que se localizará a no máximo 2h da cidade.

Um espaço comunitário implica para nós que a entrada e saída de pessoas, ideias, projetos, eventos, relações é livre, espontânea, abundante e gostosa. Portanto, nenhum membro tem a obrigação de estar no espaço, e não necessariamente todos irão morar na ecovila. Da mesma forma, existem pessoas que não são membros oficiais da Comunidade SER, mas que usam e frequentam o espaço como se fosse “seu”.

Para que essa sensação de “espaço comunitário” aconteça, investimos em algumas atividades coletivas, como almoços vegetarianos caseiros, grupo de meditação coletiva, cursos e eventos no espaço, como as aulas de Chi Kung. Algumas dessas atividades são gratuitas e todas são abertas a qualquer pessoa. O mais importante, porém, são as conversas e interações que acontecem tanto nessas atividades quanto nas conversas, reuniões e bate-papos que se desenrolam no dia a dia da Comunidade, fazendo do lugar físico um “espaço comunitário de convivência educativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário